Regras do Polo Aquático
Conheça mais sobre as Regras do Polo Aquático, suas curiosidades, benefício, natação, história e federação.
É considerado um dos primeiros esportes olímpicos coletivos da modernidade, ao lado do futebol. Sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos de Verão ocorreu em 1900, sendo disputado apenas na categoria masculina. A inclusão do feminino ocorreu apenas no ano 2000.
A entidade esportiva responsável pela divulgação, promoção e organização dos eventos internacionais ligados à modalidade é a Federação Internacional de Natação (FINA). Já no Brasil, o órgão máximo é a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Estrutura do jogo
Deve ser praticado em piscinas com dimensões mínimas de 10×20 metros e máximas de 20×30 metros, com dois metros de profundidade. O limite do campo de jogo é marcado 30 cm atrás da linha de gol.
A partida é dividida em quatro partes de oito minutos de tempo útil, sendo desconsiderado o tempo em que o jogo para. No polo aquático, cada equipe tem 30 segundos para executar sua jogada, e sempre que a bola sai de circulação no campo o tempo é pausado. Durante o jogo, o cronômetro conta regressivamente.
São dois times, e cada equipe é representada 13 jogadores, sendo sete titulares assim divididos: um goleiro e seis jogadores de linha. Os jogadores são diferenciados pelas cores das toucas, que funcionam como uniformes.
As substituições podem ocorrer a qualquer momento da partida. Durante o jogo, também permitido aos capitães e técnicos solicitar pausas para realizar ajustes técnicos, táticos e físicos.
As marcações do campo
Marcação vermelha: um retângulo situado a dois metros da linha do gol para demarcar onde não é permitido receber passes ou permanecer por uma grande quantidade de tempo.
Marcação amarela: fica a 5 metros da linha do gol e serve para marcar de onde serão cobradas as penalidades, caso existam.
Marcações brancas: passam pela linha do gol, meio do campo e também marcam a área onde o goleiro pode atuar.
Regras do polo aquático
- As partidas têm duração de 32 minutos de bola rolando, subdivididas em quatro tempos de oito minutos. Quando a bola sai, o cronômetro para.
- Quanto à posse de bola há apenas duas restrições: não conduzir a bola com as duas mãos e não golpear a bola com a mão fechada.
- É permitido apenas ao goleiro pegar a bola com as duas mãos, golpear a bola com a mão fechada e pisar no chão.
- Cada equipe tem 30 segundos para realizar uma jogada de ataque. Essa contagem zera quando a posse de bola é perdida ou quando um gol é feito.
- As faltas simples são apontadas pela arbitragem e devem ser cobradas atrás ou no mesmo canto em que ocorreram.
- As faltas graves também são apontadas pela arbitragem, e eliminam o jogador que a cometeu durante 20 segundos. Na terceira suspensão de 20 segundos, o atleta é expulso da partida.
- As faltas muito graves causam suspensão imediata da partida, resultando em um integrante a menos para a equipe.
- O pênalti é geralmente marcado quando existe uma falta que anula uma perigosa chance de gol. É cobrado a 5 metros da linha do gol.
- Para marcar gol, a bola deve ultrapassar a linha da baliza. Vence o time que tiver marcado mais gols ao final do tempo de jogo.
- Caso haja empate, há prorrogação, e caso o empate persista, o vencedor será decidido por meio da cobrança de pênaltis.