Regras do Surf

Conheça mais sobre as regras básicas e principais regras do Surf, suas manobras, quais equipamentos usar e cometições.

0

O que é Surf? O Surfe, ou simplesmente surf, é um esporte criado por polinésios e peruanos. É considerada uma modalidade de aventura, praticada em ambientes litorâneos onde há a presença de ondas. Apesar de o melhor local para a prática do surfe ser o mar, também é possível surfar em alguns rios, lagos e até em piscinas de onda.

Praticado por homens e mulheres, o esporte consiste em deslizar sobre as ondas com uma prancha leve e forte. Além dela, os esportistas utilizam roupas especiais, normalmente fabricadas em borracha, que proporcionam proteção contra as baixas temperaturas da água e os raios ultravioleta.

Nos anos 40, o surfe se tornou muito popular entre jovens moradores do litoral dos Estados Unidos, especialmente da Califórnia. Atualmente, um dos principais torneios da categoria é o Circuito Mundial Masculino de Surfe, e a entidade responsável por promover esse e outros eventos e regulamentar o esporte é a Associação de Surfistas Profissionais (ASP).

No Brasil, dois surfistas vêm se destacando no cenário mundial: Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho. Ambos foram vencedores do Circuito Mundial Masculino de Surfe nos anos de 2014 e 2015, respectivamente.

Equipamentos de Surf

  • Prancha: é o objeto principal utilizado pelo surfista, já que é sobre ela que ele ficará para deslizar sobre as ondas. As profissionais são fabricadas com espuma de poliuretano, madeira e teias de fibra de vidro. O tamanho varia bastante, sendo as grandes chamadas de long boards e as menores de fun boards.
  • Leash: é uma cordinha que mantém a prancha sempre presa ao calcanhar do surfista. Evita que ele a perca e que ela possa atingir e ferir os banhistas.
  • Parafina: derivada do petróleo, possui propriedades que melhoram a aderência entre a sola dos pés do esportista e a prancha. Por isso, é passada na prancha para evitar escorregões e quedas.

Manobras do Surfe

As manobras são movimentos realizados pelos surfistas quando estão em cima da prancha, podendo exigir mais ou menos esforço físico e habilidade do praticante. Alguns exemplos de manobras do surfe são:

  1. Aéreo
  2. Rasgada
  3. Cavada
  4. Tubo
  5. Floater
  6. 360º
  7. Cut-Back
  8. Grab rail
Você pode gostar também