Regras do Skate

Confira quais são as regras básicas e principais regras do skate, também conhecido como Skateboarding ou Skateboard, um esporte radical.

0

O que é Skateboarding? O Skateboarding ou simplesmente Skate é um esporte inventado nos Estados Unidos, mais especificamente na Califórnia em meados de 1950. Podendo ser praticado por homens e mulheres, o esporte é também encarado como prática recreativa.

O objeto utilizado em sua prática, também chamado de skate, foi inventando por surfistas que queriam surfar em momentos em que o mar não dava condições para a prática do surfe. Inicialmente, ficou conhecido como surfe de calçada.

No ano de 1963, foi realizado o primeiro campeonato da modalidade, em Hermosa Beach, Califórnia, tendo como vencedor Larry Stevenson. Nessa época, os principais percursos eram constituídos de “downhill” que em português significa morro abaixo. Os principais nomes do esporte nesse período eram Torger Johnson, Danny Berer e Woody Woodward.

A Confederação Brasileira de Skate, também conhecida como CBSk é a entidade responsável por fiscalizar, manter e promover os principais eventos relacionados ao esporte sendo o Circuito Brasileiro de Skate Profissional é um dos principais eventos do país.

Estrutura do esporte

Geralmente é praticado em pistas compostas de rampas, corrimões e bowl apropriados para sua prática. O skate também é praticado nas ruas, onde os praticantes fazem uso de escadas, bancos ou quaisquer objetos que representem obstáculos para a realização das manobras.

O critério utilizado para avaliar o skateboarding e mais especificamente o skatista se baseia na dificuldade e criatividade que o praticante tem para superar os obstáculos e realizar os movimentos quando o mesmo se situa sobre o skate.

Modalidade de Skate

As modalidades mudam de acordo com o ambiente e as manobras realizadas, podendo ser divididas em: Free Style, Half-Pipe, Street, Pool Riding e Big Air.

Equipamentos para a prática do Skate

O equipamento essencial para a prática do skate, chamado pelo mesmo nome do esporte, é composto por uma prancha de madeira com uma lixa colada em cima e quatro rodas embaixo. Tais rodas permitem que o praticante se desloque e incline os pés de acordo com o percurso e as manobras a serem realizadas, sempre usando da criatividade.

O skate é composto de:

  • Shape: pequena prancha de madeira utilizada como base para a execução das manobras.
  • Trucks: Eixos onde se encaixam as rodas e os rolamentos do skate.
  • Mesa: lugar onde se encaixa os eixos do skate. Situa-se na base do mesmo.
  • Amortecedores: Têm por função minimizar impactos e são colocados 4 amortecedores por skate.
  • Rodas: Permitem a circulação ou o deslocamento do skate. São 4 rodas por skate.
Você pode gostar também