Regras do Windsurf

Conheça as regras do Windsurf, quais são seus equipamentos e pranchas para praticar este esporte radical aquático.

0

O Windsurf é uma modalidade esportiva náutica criada em 1963 por um casal da Califórnia, Estados Unidos. O esporte surgiu da ideia de sua criadora, que era canoísta, de colocar uma vela sobre uma canoa para que ela navegasse mais rapidamente.

A modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1984, edição realizada nos Estados Unidos. No âmbito mundial, a entidade responsável pela regulamentação do esporte é a Federação Internacional de Vela e Iastimo (ISAF). No Brasil, o papel pertence à Confederação Brasileira e Vela e Motor e à Associação Brasileira de Windsurf.

Equipamentos do Windsurf
Equipamentos do Windsurf

Estrutura e equipamentos do Windsurf

Praticado por pessoas de ambos os sexos, sua estrutura é bastante similar à do surfe. Também é praticado em espaços abertos, geralmente no mar, o que faz dele um esporte náutico. Contudo, a prancha de windsurfe conta com uma vela com altura entre 2 e 5 metros, que auxilia na utilização do vento para planar sobre a água.

O objetivo dos competidores durante provas é a realização de acrobacias no ar. Por causa da leveza da prancha e da força dos ventos e das ondas, eles chegam a atingir velocidades de cerca de 80 km/h. Durante as provas, não é permitido sair da prancha, nem ter contato físico com outro competidor.

O uso de equipamentos específicos é indispensável na prática do windsurfe. Os de itens maior importância são os seguintes: prancha, mastro, retranca, vela, pé de mastro, quilha, patilhão, alça, trapézios, arnês e extensor.

Categorias do Windsurf

  1. Fórmula
  2. Freestyle
  3. Wave
  4. Raceboard
  5. Freeride
  6. Slalom
  7. Course Racing
  8. Speed
  9. RS:X

Manobras do Windsurfe

  • Jibe: curva realizada a favor da direção do vento.
  • Bordo: curva realizada contra a direção do vento.
  • Batida: quando a crista da onda joga o atleta de volta para a base da onda.
  • Batida 360: quando a prancha sai da onda, faz uma volta completa no ar e retorna para onde se encontrava.

Outras manobras:

  • Aero Jibe
  • Laydown Jibe
  • Jump Jibe
  • Front Looping ou Back Looping
Você pode gostar também