Regras do Paraquedismo
Conheça quais são as regras para o Paraquedismo, quais equipamentos necessários, modalidades e voo livre, tudo que você precisa saber.
A modalidade surgiu em 1978, na França, como uma maneira de melhorar a aterrissagem de paraquedistas. O maior evento do desporto é a Copa do Mundo de Paraglide, e a entidade internacional responsável por sua regulamentação é a Federação Aeronáutica Internacional (FAI).
É praticado tanto por homens quanto por mulheres, em espaços abertos e com grandes alturas, de forma profissional ou amadora. O paraquedas é fabricado em matérias como nylon e poliéster, bastante resistentes, leves e impermeabilizados.
Diferente do paraquedismo, o praticante do paraquedismo pode controlar a queda, torná-la mais demorada, além de determinar sua direção. Ele não cai, e sim voa; tem formato de asa, bem como possui uma envergadura grande em relação ao paraquedas.
Modalidades do Paraquedismo
As duas modalidades do esporte são os voos acrobáticos (acrobacias) e os voos de distância (cross country). Elas possuem as seguintes características:
- Acrobacia: os pilotos dessa modalidade são avaliados com base nas manobras que realizam com o paraquedas. Quanto maior a dificuldade da manobra e a perfeição em que foi executada, mais pontos ela vale.
- Cross country: conhecido também como XC, o objetivo é voar a maior distância que conseguir no menor tempo possível. É uma espécie de corrida, ou seja, vence quem chegar primeiro ao final.
Equipamentos e acessórios
- GPS: serve para informar as coordenadas do piloto, bem como a velocidade e a altura em que se encontra.
- Variômetro: é utilizado para informar sobre massas de ar, informando se são ascendentes ou descentes.
- Paraquedas reserva: a fim de garantir a segurança do piloto, o paraquedas reserva é usado em situações de emergência nas quais o paraquedas é danificado.
- Capacete: esse é um dos equipamentos obrigatórios que visa a proteção do praticante de paraquedismo, protegendo sua cabeça em caso de queda ou choque com objetos durante o voo.
- Óculos de sol: deve possuir proteção UV para que a visão do piloto não seja afetada pelos raios solares.
- Botas de voo: são fabricadas com proteção lateral para evitar que o piloto torça o tornozelo no momento do pouso.