Le Parkour

A prática do parkour, que mistura educação física com filosofia, se tornou uma febre nos cenários urbanos

0

O parkour foi desenvolvido na década de 1980 e 90, na França, por David Belle e colegas: os irmãos Yahn, Frederic Hnautra, David Malgogne e outros. Segundo o próprio David Belle, o parkour é uma adaptação de uma série de exercícios militares chamada parcours du combattent (percurso do combatente), que tem como objetivo o condicionamento físico de soldados e que Belle aprendeu com seu pai, um veterano da Guerra do Vietnã.

O parcours du combattent foi proposto pela primeira vez por Georges Hérbert, um educador físico francês, ainda na década de 20, em seu Método Natural de Educação Física (Méthode Naturelle). São de Georges Hébert os dois lemas do parkour: “ser forte para ser útil” e “ser e durar”.

David Belle e seus amigos mudaram o enfoque do condicionamento físico para o percurso em si, em um ambiente urbano, e para o tempo em que obstáculos são ultrapassados.

Escalar muros, equilibrar em corrimãos, saltar sobre vãos, atravessar com agilidade os bloqueios de um trajeto o mais rápido possível se tornaram a essência do parkour.

Regras

Le parkour geralmente não é definido como um esporte porque não tem regras, equipamentos ou objetivos padronizados.

Entretanto, o conceito é flutuante e o Reino Unido com seus órgãos relacionados à Educação Física reconhecem o parkour como um esporte.  Os próprios praticantes definem a prática como “arte do deslocamento” ou como uma filosofia.

Os principais objetivos são a superação de obstáculos e dos limites do próprio corpo. Por isso, a competição não se dá com outros atletas, mas com os próprias fronteiras e com o ambiente. Utilizando a interação com os arredores e pouco equipamento, os praticantes aperfeiçoam técnicas e realizam proezas físicas.

Isso não quer dizer que o parkour seja livre de disciplina. Os praticantes devem seguir um programa em que aprendem centenas de movimentos e técnicas para não se machucarem.

Atterrissage, Équilibre de chat, Tic Tac, Saut de fond, Saut de détente, Passe Muraille, Saut de Précision, Saut de Chat, Saut de Voleur e Passement são alguns dos movimentos básicos.

O parkour deve muito de seu sucesso à divulgação feita por David Belle. O filme 13º Distrito (Banlieue 13, 2004), estrelado pelo próprio David Belle, é uma história policial que apresentou a prática ao público não-francês. Na internet, o parkour se tornou viral no início dos anos 2000.

Você pode gostar também