Regras do Iatismo e vela olímpica
Confira quais são as regras básicas e principais regras do iatismo e Vela Olímpica, como praticar este esporte.
O que é Iatismo? O Iatismo ou Vela é um esporte que envolve barcos movidos apenas com o impulso da vela. Sua origem se confunde com a origem dos barcos em si, já que as civilizações antigas faziam uso de embarcações com diferentes propósitos, e sua prática data de milênios. Enquanto esporte, acredita-se que o iatismo surgiu na Holanda no século XVII.
O mar é o ambiente mais indicado para a atividade, já que ela requer que os ambientes sejam abertos e bastante arejados, pois barco não utiliza motores. As categorias e competições são divididas de acordo com o número de velas usadas, o número de tripulantes e com a mastreação. A modalidade é praticada por pessoas de ambos os sexos.
Regata é o nome de cada partida ou etapa desse esporte, e o ranking é feito de acordo com a posição que cada barco finaliza o percurso. A equipe vencedora é a que acumula mais pontos ao fim do campeonato, ou no caso de prova única, a que melhor finaliza cada regata.
As provas são constituídas por séries demarcadas por boias que delimitam o percurso no qual as embarcações devem seguir. As normas a serem seguidas variam de acordo com as categorias, o tipo de percurso e as classes dos barcos.
A primeira regata de quem se tem notícia ocorreu no ano de 1749, na Irlanda. Já a primeira regata olímpica ocorreu em 1900, em Paris. A Federação Internacional de Iatismo (ISAF) é a entidade responsável manutenção, fiscalização e promoção dos maiores eventos ligados ao esporte.
Classes de Vela nos Jogos Olímpicos
- Classe Elliott 6M;
- Classe Finn;
- Classe Laser;
- Classe Star;
- Classe Laser Radical;
- Classe RS:X;
- Classe 49er;
- Classe 470.
Eventos de Iatismo
De acordo com as categorias citadas anteriormente, são organizadas competições do esporte. Os eventos de iatismo de maior destaque são: Volvo Ocean Race, Transpacific, Rollex Ilhabela Sailing Week, Rollex Middle Sea Race e America’s Cup.
Mareações
Denominam-se mareações os movimentos executados na prática do iatismo. Algumas das principais existentes são:
- Bolina cerrada: ato de locomover o barco o mais perto possível do vento com as velas caçadas, ou seja, quando o cabo de vela de uma embarcação encontra-se esticado.
- Bolina: é o ato de locomover o barco próximo ao vento, mas com as velas não tão caçadas como na bolina cerrada, na qual elas ficam totalmente caçadas.
- Largo: movimento em que vela deve se encontrar caçada pela metade, pois o vento sopra lateralmente.
- Largo aberto: as velas devem estar menos caçadas do que no largo, e o barco estará navegando mais afastado do vento.