Regras do Rugby
Confira as Regras Rugby, quais são as básicas e principais regras, como jogar, suas estratégias.
A modalidade fez parte dos Jogos Olímpicos nas edições de 1900, 1908, 1920 e 1924. Em 1987, o esporte ganhou sua própria competição, a Copa do Mundo de Rugby Union, disputada a cada quatro anos. O evento é hoje o terceiro mais assistido do mundo, ficando atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas.
O rubgy foi subdividido em diversas variações, sendo as principais delas o Rugby Union e o Rugby League. A primeira e mais famosa é regulamentada internacionalmente pela International Rugby Football Board (IFRB) e, no Brasil, pela Confederação Brasileira de Rugby.
Sobre o jogo
O esporte pode ser praticado por pessoas de qualquer sexo, divididas em duas equipes. Por ser uma modalidade que provoca intenso contato físico, é necessária a utilização de equipamentos de proteção, tais como: chuteira, ombreira, boqueira, scrum cap.
Em sua principal variação, as equipes contam com 15 jogadores titulares e 7 reservas, e o jogo ocorre tanto em espaços abertos quanto fechados. O objetivo é marcar pontos, que podem ser conquistados de diferentes maneiras, todas parecidas com o Futebol Americano.
Posições do Rugby
Em equipes são compostas por 15 jogadores: os numerados de 1 a 8 são chamados de avançados, enquanto os numerados de 9 a 15 são chamados de linha. As posições em campo são as seguintes:
- Pilar esquerdo (Loosehead Prop)
- Talonador (Hooker)
- Pilar direito (Tighthead Prop)
- Segunda linha (Second Row)
- Segunda linha (Second Row)
- Asa cego (Blindside Flanker)
- Asa aberto (Openside Flanker)
- Oitavo (Number 8)
- Meio scrum (Scrum Half)
- Abertura (Fly-half)
- Ponta esquerdo (Left Wing)
- Primeiro centro (Inside Centre)
- Segundo centro (Outside Centre)
- Ponta direito (Right wing)
- Zagueiro (Fullback)
Como fazer pontos
- Try: vale cinco pontos e ocorre quando o jogador ultrapassa a linha de fundo do oponente e apóia a bola no chão.
- Conversão: depois de realizar um try, o time terá direito a uma conversão, ou seja, um chute a gol. Ele vale dois pontos.
- Penal: vale três pontos, e ocorre quando o juiz determina uma penalidade após faltas graves. Dá direito a um chute ao gol.
- Drop goal: também vale três pontos, e ocorre quando o jogador chuta a bola e ela passa por cima da trave e entre os postes da equipe oponente. A bola deve ser apoiada no chão antes do chute.
Regras do Rugby
- As partidas têm duração de 80 minutos, divididos em dois tempos normais de 40 minutos. Em jogos de mata-mata, se a partida terminar empatada, os times disputam uma prorrogação.
- A arbitragem é composta por três árbitros em campo, sendo um principal e dois nas laterais. Também pode haver um quarto árbitro e até um árbitro de vídeo.
- A bola deve ser passada com as mãos, e apenas para trás ou para os lados. Levar a bola para frente só é permitido com os pés.
- Um jogador pode derrubar o oponente no chão para tentar roubar a bola (tackle).
- Dois ou mais jogadores podem formar uma barreira para bloquear o oponente que tenha a posse bola (maul).
- A formação ordenada (scrum) é quando os avançados dos dois times fazem formações, uma conta a outra. Geralmente é utilizado em penalidades.
- Além do scrum, as penalidades podem ser cobradas com punt (chutar para frente), run (correr com a bola) e penalty goal (chutar entre as traves).
- Os jogadores podem ser penalizados com cartão amarelo, que o expulsa de campo por dez minutos, ou com cartão vermelho, que o expulsa da partida.
- Quem marcar mais pontos vence a partida.