Regras do Futsal

Conheça as regras do futsal, quais as regras básicas e principais regras, seus fundamentos e história do futsal.

0
O que é Futsal? O Futebol de Salão, popularmente conhecido como futsal, é um desporto inventado em 1934, no Uruguai. A modalidade é uma variante do futebol praticada em quadras esportivas e com times compostos por menos integrantes.

O esporte é extremamente popular no Brasil, tendo conquistado seus primeiros adeptos logo no ano de 1940, em São Paulo. O futsal é hoje a segunda modalidade esportiva mais popular do país, perdendo apenas para o futebol. A Federação Internacional do Futebol de Salão (FIFUSA) é a instituição responsável pela sua regulamentação no âmbito mundial.

Estrutura e equipamentos

Com estrutura e regras bastantes semelhantes ao futebol, os jogos são disputados por duas equipes masculinas ou femininas compostas por cinco integrantes cada. A quadra deve possuir superfície lisa, com piso construído de madeira ou material sintético nivelado. O objetivo, é claro, é a marcação de gols.

A bola deve ser fabricada em couro macio ou outro material sintético aprovado, e sua circunferência varia de acordo com a categoria. Nas categorias adultas acima de sub-15, a bola deve ter circunferência de 62 a 64 cm, e peso de 400 a 440 gramas.

Posições em quadra

Os times disputam as partidas com seus jogadores distribuídos em quatro posições: goleiro, fixo, ala (direito e esquerdo) e pivô.

Os goleiros são os responsáveis por defender o gol e não permitir que os adversários consigam os pontos. Os fixos são o equivalente aos zagueiros, tendo como função a defesa. Os alas jogam pelas laterais e buscam auxiliar nas jogadas de ataque. Por fim, o pivô é o equivalente ao atacante, e tem como função a marcação de gols.

Fundamentos do Futsal

Fundamentos do Futsal

Os movimentos dentro de quadra são realizados predominante com os pés, sendo vedada a utilização das mãos. Os fundamentos do futsal são os elementos básicos a serem aprendidos para praticar o esporte. São eles:

  • Passe: passar a bola para outro jogador do time.
  • Drible: utilizar a bola para enganar o oponente e manter sua posse.
  • Chute: chutar a bola parada ou em movimento, visando que ela chegue a algum lugar predeterminado.
  • Cabeceio: cabecear a bola, em geral para defender ou fazer gols.
  • Recepção: receber a bola lançada.
  • Condução: correr pela quadra com o domínio da bola.
  • Domínio: controlar a bola através da interrupção de sua trajetória.

Regras do Futsal

  1. A partida tem duração total de 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos. O intervalo pode ser de até 15 minutos.
  2. As equipes são compostas por cinco jogadores titulares e até sete jogadores reservas.
  3. O jogo é apitado por um árbitro principal e um árbitro auxiliar.
  4. As jogadas podem ser feitas com os pés, as pernas, o tronco, a cabeça e até com os braços, mas é vedada a utilização das mãos. Essa regra tem como exceção os goleiros.
  5. Faltas podem ser punidas com cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão imediata). Três cartões amarelos também causam a expulsão do jogador.
  6. As penalidades máximas só podem ser cobradas para frente e a cobrança deve ser feita em 4 segundos.
  7. Há duas maneiras de cobrar faltas: tiro livre direto e tiro livre indireto. Já a saída de bola é cobrada como no futebol: tiro lateral, escanteio, tiro de meta e tiro de canto.

Vence a partida a equipe que fizer mais gols. Se houver igualdade no número de gols ou se nenhum gol for feito, o jogo termina em empate.

Você pode gostar também