Regras do Rugby

Confira as Regras Rugby, quais são as básicas e principais regras, como jogar, suas estratégias.

0
O que é Rugby? O Rugby, grafado em português com rúgbi, é um esporte originado na Inglaterra no século XIX. Com a popularidade que o esporte atingiu durante os anos, foi necessária a criação de uma entidade reguladora em seu país de origem, chamada de Rugby Football Union.

A modalidade fez parte dos Jogos Olímpicos nas edições de 1900, 1908, 1920 e 1924. Em 1987, o esporte ganhou sua própria competição, a Copa do Mundo de Rugby Union, disputada a cada quatro anos. O evento é hoje o terceiro mais assistido do mundo, ficando atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas.

O rubgy foi subdividido em diversas variações, sendo as principais delas o Rugby Union e o Rugby League. A primeira e mais famosa é regulamentada internacionalmente pela International Rugby Football Board (IFRB) e, no Brasil, pela Confederação Brasileira de Rugby.

Sobre o jogo

O esporte pode ser praticado por pessoas de qualquer sexo, divididas em duas equipes. Por ser uma modalidade que provoca intenso contato físico, é necessária a utilização de equipamentos de proteção, tais como: chuteira, ombreira, boqueira, scrum cap.

Em sua principal variação, as equipes contam com 15 jogadores titulares e 7 reservas, e o jogo ocorre tanto em espaços abertos quanto fechados. O objetivo é marcar pontos, que podem ser conquistados de diferentes maneiras, todas parecidas com o Futebol Americano.

Posições do Rugby

Em equipes são compostas por 15 jogadores: os numerados de 1 a 8 são chamados de avançados, enquanto os numerados de 9 a 15 são chamados de linha. As posições em campo são as seguintes:

  1. Pilar esquerdo (Loosehead Prop)
  2. Talonador (Hooker)
  3. Pilar direito (Tighthead Prop)
  4. Segunda linha (Second Row)
  5. Segunda linha (Second Row)
  6. Asa cego (Blindside Flanker)
  7. Asa aberto (Openside Flanker)
  8. Oitavo (Number 8)
  9. Meio scrum (Scrum Half)
  10. Abertura (Fly-half)
  11. Ponta esquerdo (Left Wing)
  12. Primeiro centro (Inside Centre)
  13. Segundo centro (Outside Centre)
  14. Ponta direito (Right wing)
  15. Zagueiro (Fullback)

Como fazer pontos

  • Try: vale cinco pontos e ocorre quando o jogador ultrapassa a linha de fundo do oponente e apóia a bola no chão.
  • Conversão: depois de realizar um try, o time terá direito a uma conversão, ou seja, um chute a gol. Ele vale dois pontos.
  • Penal: vale três pontos, e ocorre quando o juiz determina uma penalidade após faltas graves. Dá direito a um chute ao gol.
  • Drop goal: também vale três pontos, e ocorre quando o jogador chuta a bola e ela passa por cima da trave e entre os postes da equipe oponente. A bola deve ser apoiada no chão antes do chute.

Regras do Rugby

  • As partidas têm duração de 80 minutos, divididos em dois tempos normais de 40 minutos. Em jogos de mata-mata, se a partida terminar empatada, os times disputam uma prorrogação.
  • A arbitragem é composta por três árbitros em campo, sendo um principal e dois nas laterais. Também pode haver um quarto árbitro e até um árbitro de vídeo.
  • A bola deve ser passada com as mãos, e apenas para trás ou para os lados. Levar a bola para frente só é permitido com os pés.
  • Um jogador pode derrubar o oponente no chão para tentar roubar a bola (tackle).
  • Dois ou mais jogadores podem formar uma barreira para bloquear o oponente que tenha a posse bola (maul).
  • A formação ordenada (scrum) é quando os avançados dos dois times fazem formações, uma conta a outra. Geralmente é utilizado em penalidades.
  • Além do scrum, as penalidades podem ser cobradas com punt (chutar para frente), run (correr com a bola) e penalty goal (chutar entre as traves).
  • Os jogadores podem ser penalizados com cartão amarelo, que o expulsa de campo por dez minutos, ou com cartão vermelho, que o expulsa da partida.
  • Quem marcar mais pontos vence a partida.
Você pode gostar também