Regras do Motocross
Confira tudo sobre as regras básicas do Motocross, quais equipamentos necessários, tudo sobre este esporte radical.
O Motocross, também conhecido como MotoX, é um esporte radical praticado sobre motos em lugares delimitados e fora da estrada. A modalidade, apesar de ser considerada perigosa e de alto custo, é hoje a mais popular entre as corridas com motocicletas.
As competições ocorrem nas categorias Arenacross, Trial, Enduro, entre outras. Além de motos off road, os pilotos de motocross também utilizam diversos equipamentos de proteção, tais como: capacete, colete, luvas, óculos e botas.
Mundialmente, a entidade responsável por regulamentar o esporte e promover eventos da modalidade é a Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Já no Brasil, a tarefa fica a cargo a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Estrutura do Motocross
As corridas ocorrem em ambientes fora da estrada (off road), que são delimitados para oferecer mais segurança a todos. As distâncias a serem percorridas podem chegar a 1,5 km, em terrenos acidentados e com árvores, obstáculos, curvas, inclinações e outros elementos naturais.
A prática é muito mais comum entre homens, embora muitas mulheres já participem do esporte. É exigida bastante aptidão física de seus competidores, que precisam ter força e destreza para manter o controle da motocicleta, além de um bom reflexo para perceber os obstáculos.
Por demandar um alto investimento financeiro em um excelente equipamento, as competições de motocross costumam oferecer premiações generosas.
Sinalizações durante as competições
A comunicação com os pilotos durante as provas é feita por meio de bandeiras coloridas levantadas pelos chamados bandeirinhas. Os significados das bandeiras são:
- Quadriculada: fim de prova
- Amarela: perigo, dirija devagar.
- Amarela agitada: não ultrapassar e parar, se necessário, pois o perigo é imediato.
- Azul: dar passagem, deixar o piloto que está mais veloz ultrapassar.
- Verde: a pista está livre para a largada.
- Vermelha: a corrida está paralisada por causa de algum acidente ou condição meteorológica.
- Preta: o piloto está desclassificado.
- Branca com uma cruz vermelha: a equipe médica está atendendo algum piloto na pista.