Regras do Futebol
Conheça mais sobre as regras do futebol, como jogar, quais são seus fundamentos e história, suas regras básicas e principais regras.
O futebol faz parte dos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, tendo ainda sua própria competição, a Copa do Mundo FIFA. Também é disputado em Copas Continentais, tais como a Copa América, Copa da Ásia, Eurocopa e Copa da África, e em competições continentais, como o Campeonato Europeu e a Copa Libertadores da América.
A entidade fiscalizadora e organizadora dos eventos ligados ao esporte é a Federação Internacional de Futebol (FIFA). Também compete à FIFA regular, manter e mudar regras caso seja necessário.
Estrutura do jogo
Praticado em diferentes ambientes, pode ser jogado em quadras abertas ou fechadas. É disputado por dois times compostos de onze jogadores cada, tanto por pessoas de sexo masculino quanto do feminino.
O objetivo do jogo é marcar gols, por isso, é importante que a equipe mantenha a posse da bola. O gol acontece quando a bola passa por dentro da trave do time adversário. As traves se situam nas extremidades do campo, e sob elas é assinalada uma linha para determinar se a bola entrou ou não no gol.
O campo
Em um campo de futebol estão assinalados diversos símbolos e linhas delimitadoras, sendo eles: arco-penal, área de meta, área penal, linha lateral, linha de meta, círculo central, ponto central e linha de meio campo.
O arco penal é onde ficam posicionados os jogadores que não estão envolvidos na penalidade durante a cobrança de faltas. A área de meta é a pequena área, onde são cobrados os tiros-de-meta e de tiros-livres indiretos. A área penal é a grande área, dentro da qual o goleiro pode usar as mãos para defender a bola.
Já a linha lateral é a que delimita o campo pelas laterais, ou seja, o espaço onde o jogo ocorre. Caso a bola saia por uma delas, será marcada cobrança de lateral. A linha de meta, conhecida como linha de fundo, também demarca até onde vai o campo. Se a bola sai por ela, é marcado escanteio ou o tiro-de-meta.
Por sua vez, o círculo central é de onde a bola deve sair durante o primeiro toque. O ponto central se localiza no meio do círculo central, e é o ponto exato onde a bola deve estar no momento desse toque. A linha de meio campo divide o espaço ao meio, delimitando a área de cada time. Por fim, o tiro penal é a marca do pênalti, ou seja, de onde são cobradas as penalidades máximas.
Regras do Futebol
- Os jogos têm duração de 90 minutos, sendo dois tempos normais de 45 minutos divididos por um intervalo de 15 minutos. Além do tempo normal, pode haver acréscimos.
- Em partidas decisivas, também conhecidas como mata-mata, se o jogo terminar em empate terão início duas prorrogações de 15 minutos. Se o empate persistir, o jogo vai para os pênaltis.
- A equipe de arbitragem conta com um árbitro principal, dois árbitros assistentes (bandeirinhas) e um quarto árbitro (árbitro reserva).
- Quando um jogador comete uma infração, chamada de falta, a posse de bola passa para o outro time. Uma falta cometida dentro da pequena ou da grande área se transforma em pênalti.
- As faltas podem ser punidas com cartão amarelo ou vermelho. O cartão vermelho provoca a expulsão imediata do jogador, assim como dois amarelos.
- O jogador não pode utilizar a mão ou os braços para tocar na bola, com exceção do goleiro.
- Um impedimento ocorre um jogador pertencente ao time que está no ataque passa a bola para seu companheiro de equipe e, no momento do passe, não há dois jogadores da defesa posicionados à frente daquele que vai receber.
- Sempre que a bola sai pelas linhas laterais ou de fundo, a posse de bola passa para a equipe adversária.
- Em competições oficiais, um time pode fazer até três substituições.
- Vence a partida a equipe que fizer mais gols.