Regras do Vôlei de Quadra

Conheça as regras do vôlei de quadra, quais são as regras básicas e suas principais regras, fundamentos e história do Vôlei de Quadra.

0
O que é Vôlei de Quadra? O Voleibol, conhecido popularmente como vôlei, é um esporte coletivo originado nos Estados Unidos, no ano de 1895. A criação da modalidade veio da vontade de se praticar um esporte parecido com o basquete, mas que acarretasse em menos contato físico entre os jogadores.

O vôlei é hoje um dos esportes mais populares do mundo, especialmente desde o início de sua participação dos Jogos Olímpicos em 1964, na edição de Tóquio. Atualmente, ele também participa dos Jogos Pan-Americanos e possui seu próprio campeonato, o Campeonato Mundial de Voleibol, organizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB)

Estrutura do jogo

Ele é praticado por duas equipes compostas por seis jogadores cada, podendo ser femininas, masculinas ou mistas. As quadras podem ser abertas ou fechadas, sempre dividas por uma rede, cuja altura varia com a categoria das equipes. A bola, único objeto utilizado na partida, deve ser fabricada em couro flexível, natural ou sintético.

O objetivo do jogo é marcar pontos ao fazer com que a bola toque o chão da quadra da equipe adversária, devendo a mesma ser lançada por cima da rede. A partida é disputada em sets, podendo chegar ao máximo de cinco.

regras basicas do volei de quadra

Fundamentos do Vôlei

Algumas habilidades básicas são necessárias para que o atleta inicie a prática dessa modalidade. Os principais fundamentos são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.

  • Saque: inicia a partida e é realizado após um ponto ser feito. O atleta se coloca atrás da linha de fundo de sua quadra e bate na bola para fazer com que ela atravesse a rede para o campo adversário. Existem diversos tipos de saque, tais como: por baixo, por cima, jornada nas estrelas, oriental, entre outros.
  • Passe: é o primeiro contato do time que não está sacando com a bola. Também conhecido com recepção, o passe visa evitar que a bola caia no chão de sua quadra e também entregá-la em boas condições para o levantador. Para as bolas que chegam baixas, o passe mais utilizado é a manchete, uma técnica que consiste em juntar as mãos, esticar e separar os braços.
  • Levantamento: geralmente ele vem após o passe, e visa deixar a bola em boas condições para que outro jogador do time realize o ataque. O levantador pode optar por um passe com as pontas do dedo ou por uma manchete para deixar a bola na altura adequada.
  • Ataque: é o lançamento feito com o objetivo de marcar o ponto. Para isso, o atleta joga seu corpo para frente e lança seu peso sobre a bola, fazendo com que ela chegue com velocidade ao campo do oponente. Assim como o saque, existem vários tipos de ataque, tais como: cortada, largada, diagonal, etc.
  • Bloqueio: ocorre quando os jogadores se posicionam na rede com os braços levantados para tentar bloquear o ataque dos oponentes. É uma técnica defensiva, mas pode acabar se tornando ofensiva quando o jogador consegue direcionar a bola para o chão e marcar um ponto.
  • Defesa: são técnicas variadas utilizadas para evitar que o oponente marque pontos. Alguns exemplos são: peixinho, martelo, rolamento e posição de expectativa.

Fundamentos do Vôlei

Regras do vôlei

  1. Um jogo de voleibol tem duração de até cinco sets, sendo considerada vencedora a equipe que vencer três sets.
  2. Os times de vôlei são formados por 12 integrantes, sendo 6 em quadra e 6 reservas.
  3. Um set é composto por 25 pontos, porém, a equipe só vence quando abrir uma vantagem de dois pontos sobre o adversário.
  4. O líbero é um jogador especializado em recepcionar e defender a bola, por isso utiliza um uniforme diferente dos demais jogadores.
  5. A equipe só pode tocar na bola três vezes antes que ela passe para a quadra adversária. Se houver mais do que três toques, o ponto vai para a outra equipe.
  6. É proibido encostar na rede. A desobediência dessa regra acarreta um ponto para o adversário.
  7. O time que pontuou é quem tem a posse do saque. O saque só é transferido para outra equipe quando ela consegue fazer um ponto.
  8. Sempre que uma equipe marcar um ponto após o saque do adversário, ela deve fazer um rodízio dos jogadores em sentido horário.
  9. Ganha a partida a equipe que conseguir vencer três sets primeiro.
Você pode gostar também