Regras do Handebol
Confira quais sãos as regras básicas e principais regras do Handebol, seus fundamentos, equipamentos, tudo que você precisa saber sobre este esporte.

O esporte é praticado em tanto por mulheres quanto por homens, divididos em duas equipes com onze ou sete atletas cada. Atualmente, é mais comum a prática com sete jogadores por equipe, sendo inclusive a quantidade indicada pela Federação Internacional de Handebol (FIH).
Estrutura do Handebol
A quadra onde o handebol é praticado tem dimensão de 40×20 metros, delimitada pelas linhas laterais e de fundo. A linha dos 4 metros delimita onde o goleiro deve atuar, enquanto dos 6 metros delimita a área do gol. Também há a linha dos 7 metros, de onde são marcados os tiros de sete metros, e a linha dos 9 metros, também chamada de tiro livre.
O objetivo do jogo é fazer o maior número de gols utilizando uma bola fabricada de couro ou material sintético. A superfície da bola não pode ser brilhante nem escorregadia, e seu peso e tamanho variam de acordo com a categoria. Por exemplo: para homens em equipes acima de 16 anos, a bola tem de 58 a 60 cm, e de 425 a 475 gramas.
Regras do Handebol
- Um jogo tem duração de 30 minutos, dividido em dois tempos de 15 minutos, com um intervalo de 10 a 15 minutos entre eles. Se a partida terminar empatada, será disputada uma prorrogação composta por dois períodos de 5 minutos.
- A equipe pode ter até 16 jogadores, sendo 7 titulares e 9 reservas. As substituições devem ser feitas dentro da zona de substituição.
- Quando estiver com a posse da bola, o jogador só poderá dar três passos. Em seguida, deve passar a bola adiante ou tentar um gol.
- Desde que esteja quicando a bola no chão, o jogador pode dar mais de três passos com a bola.
- É proibido utilizar os pés ou qualquer parte da perna abaixo do joelho, exceto no caso de a bola ter sido lançada pelo adversário.
- Para roubar a bola do oponente, é preciso usar uma das mãos aberta, não sendo permitido arrancá-la de suas mãos.
- O tiro de sete metros é uma espécie de pênalti, utilizado para penalizar uma infração. Já o tiro livre ocorre quando a equipe faz com o que o adversário perca a posse de bola por meio de uma infração.
- Infrações mais severas podem causar expulsão imediata por dois minutos e até desqualificação do jogador.
- Outros jogadores não podem permanecer na área do goleiro.
- Vence a partida a equipe que fizer mais gols. Se o jogo terminar empatado, poderão ser disputadas até duas prorrogações. Se o empate persistir, o jogo poderá ser decidido com tiros de sete metros ou de acordo com o regulamento da competição.