Regras do Atletismo
Conheça mais sobre o atletismo, quais são suas regras básicas e principais regras, fique por dentro de sua história.
O registro da primeira competição esportiva data de 776 a.C., tendo sido uma corrida que deu origem aos atuais Jogos Olímpicos. A entidade que regulamenta a prática do esporte no âmbito mundial é a Associação Internacional das Federações de Atletismo, enquanto no Brasil é a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O esporte é bastante democrático, já que pode ser praticado por pessoas de qualquer sexo e de diversas idades. Com exceção de maratonas e eventos realizados em vias urbanas, o atletismo costuma ser praticado em recintos fechados. Podem ser utilizados obstáculos, varas, pesos e outros objetos, de acordo com a modalidade escolhida.
Existem ainda provas específicas que combinam diversas modalidades, chamadas de decatlo para competidores do sexo masculino, e de heptatlo para competidoras do sexo feminino.
Corrida
A corrida é talvez a modalidade mais instintiva, cuja prática depende apenas do corpo humano. Dentro dela, assim como nas demais modalidades do atletismo, há subdivisões. São elas:
- Corrida de pista: praticada em pistas de formato oval dividida em várias faixas, essa é a forma mais conhecida de corrida. A distância percorrida pode ser de 100, 200 ou 400 metros.
- Corrida de Meio Fundo: também chamada de corrida de média distância, seu percurso pode ser de 800 e 1500 metros. Nessa modalidade, os corredores não precisam se manter em sua raia durante toda a competição.
- Corrida de Fundo: as corridas de fundo ou de longa distância possuem percursos que vão de 5.000 a 10.000 metros. Os praticantes dessa modalidade costumam ser pequenos e com bastante resistência.
- Maratona: é o tipo de prova mais longa de corrida. Com percurso de aproximadamente 42 quilômetros, geralmente é realizada ao redor das cidades. Exige bastante estratégia e preparação física e psicológica do corredor.
- Corrida com obstáculos: pode ser uma corrida com percurso total de 100, 110, 400 e até 3000 metros, desde que possua barreiras a serem ultrapassadas. Pode ser disputada em pista ou em terreno aberto (cross country).
- Corrida de revezamento: realizadas em equipes de quatro corredores, possuem percurso de 400 metros. Após correr por 100 metros, cada atleta precisa passar um bastão para o atleta que o aguarda a seguir, até que todos tenham corrido.
Salto
O objetivo geral dessa categoria é ser o atleta que salta mais alto ou mais longe do que os adversários. É subdividida nas seguintes modalidades:
- Salto em altura (salto vertical): o atleta precisa correr por uma breve distância, saltar por uma barra horizontal (sarrafo) e atravessá-lo de costas. Cada aleta tem três tentativas por rodada, sendo eliminado o que falhar em todas elas. O sarrafo aumenta 3 cm por rodada, e vence quem conseguir saltar mais alto.
- Salto com vara: muito similar ao salto em altura, a diferença é que o atleta salta com a ajuda de uma vara flexível. A cada rodada, o sarrafo aumenta 5 cm.
- Salto em distância (salto horizontal): o saltador precisa correr por aproximadamente 40 metros para pegar impulso, depois saltar o mais distante possível em um banco de areia, sem ultrapassar a faixa vermelha na tábua de lançamento. Já no salto triplo, similar ao em distância, o atleta deve pisar no solo, uma vez com cada pé, e depois saltar.
Marcha Atlética
Também merece destaque a marcha atlética, uma categoria do atletismo que demanda bastante técnica do atleta. Durante toda a competição, ele deve estar sempre com um dos pés em contato com o chão. Pode ser praticada em 20 ou 50 quilômetros.
Lançamento
Outra modalidade do atletismo é o lançamento, no qual o competidor tem como objetivo lançar o mais longe possível um dos seguintes objetos: martelo, peso, disco ou dardo. Os pesos e diâmetros variam com o instrumento, mas vence quem conseguir lançá-lo o mais distante possível ou o mais perto do alvo estabelecido.