Esgrima
Esse esporte é um dos mais antigos do mundo e continua se modernizando, permanecendo atual e competitivo nos dias de hoje.
A esgrima tem origem nas práticas militares de combate com a espada e estas, por sua vez, remontam à milênios.
A esgrima desportiva, entretanto, foi baseada em manuais da idade média que compilavam o conhecimento do duelo, com ensinamentos acerca de como evitar ser atingido e atingir o oponente.
Na frança absolutista foram realizados os primeiros torneios competitivos e as primeiras escolas de esgrima. No Brasil, as tropas do período imperial eram treinadas na atividade pelos cursos da Escola Militar a partir de 1858.
O esporte faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896. A Federação Internacional de Esgrima (FIE) foi fundada em 1913, normatizando regras e padronizando a pista da esgrima esportiva.
Regras
Existem três modalidades de esgrima: sabre, florete e espada. As disciplinas diferem na arma utilizada e em onde pode-se atingir o adversário. São comuns a todas as modalidades os equipamentos: jaqueta, luvas, calça, máscara, plastrom e sensores.
Os sensores eletrônicos detectam o toque da arma do oponente e fazem acender luzes que sinalizam ao árbitro que um ponto deve ser dado. Antes dos sensores, as armas eram tingidas com giz que marcava o traje do adversário.
A pista de esgrima tem 14 metros de comprimento e 2 de largura. A competição se dá em duas fases: a classificatória, na qual o objetivo é marcar cinco toques dentro de três minutos; e a eliminatória, em que se disputa até quinze pontos em três saltos de três minutos, com um intervalo de um minuto entre os saltos.
Florete: a mais comum das modalidades. Nela, se utiliza um florete flexível, de 90 a 110 centímetros e 500 gramas. Um competidor busca o tronco do adversário com a ponta do florete.
É geralmente a modalidade adotada por iniciantes, mas em níveis profissionais exige agilidade, equilíbrio, flexibilidade e reflexos, já que a leveza da arma faz com que frações de segundos sejam cruciais para este o esporte.
Espada: a espada mede 90 a 120 centímetros e pode pesar 770 gramas. A principal diferença dessa modalidade é que o jogador pode atingir todo o corpo do adversário. Isso faz com que se jogue em uma postura mais ereta do que no florete, para não deixar o joelho à frente.
É menos flexível do que as demais e, nessa modalidade, uma maior envergadura que permite mais alcance é uma grande vantagem.
Sabre: o sabre mede 88 centímetros, pesa 500 gramas e é o mais flexível dos três. Esta é a modalidade de maior velocidade entre as três.
Nela, é também é possível pontuar com o corte da lâmina. É comum que esgrimistas utilizem o sabre como um chicote, de forma que o bloqueio não impede que o sabre adversário se dobre e o toque. A área permitida é da cintura para cima, com exceção de mãos e nuca.