Regras do Ciclismo
Confira as regars do ciclismo e Mountain Bike , quais são as regras básicas e principais regras deste esporte, seus benefícios e vantagens.
O competidor tem como objetivo ser o primeiro a terminar um determinado percurso, ou atingir uma meta, conforme as peculiaridades de cada categoria. O ciclismo pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres, geralmente em locais abertos, e com bicicletas de diferentes modelos.
Além da bicicleta apropriada para a categoria, o atleta deve utilizar equipamentos para sua proteção, tais como: capacete, luvas, joelheira, cotoveleira e roupas com tecidos que permitam a evaporação do suor e a entrada de ventilação.
O ciclismo participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1896, em Atenas. O esporte seguiu sendo disputado das Olimpíadas apenas na categoria masculina até o ano de 1988, quando as mulheres passaram a participar do evento. A União Ciclista Internacional (UCI) é atualmente uma das maiores entidades reguladoras do esporte.
Ciclismo de estrada
É a primeira modalidade de ciclismo a ser disputada, e suas competições ocorrem desde 1869. É subdividida em diversos tipos de provas, sendo as principais delas as seguintes:
- De um dia: conforme o nome sugere, são provas realizadas durante apenas um dia. Com distâncias que chegam a 280 km, o vencedor é o competidor que for o primeiro a cruzar a linha de chegada.
- Contra o relógio: pode ser disputada individualmente ou por equipes, em percursos de 15 a 80 km (individual) e de até 100 km (equipes). Quem completa a prova do menor tempo possível é declarado o vencedor.
- Por etapas: as etapas são realizadas consecutivamente, por pelo menos dois dias. Vence o ciclista que acumular o menor tempo após completadas todas as etapas.
- Ultramaratonas: são as provas mais longas, ocorrem durante vários dias. Exige bastante resistência e preparo físico e mental, já que as distâncias percorridas são muito grandes.
Ciclismo de montanha
Conhecida como Mountain Bike, essa categoria compreende diversos tipos de provas. Surgida nos anos 70, conta com circuitos fora do asfalto, geralmente em estradas de terra, trilhas, parques, entre outros. Seus principais tipos provas são:
- Cross-country: também chamado de XC, é praticado em terrenos acidentados com bastante subidas e decidas. Atualmente é uma modalidade olímpica, e seu percurso costuma ter entre 30 e 40 km.
- Trip Trail: conhecido também como Maratona ou XCM, tem duração de dois a três dias, por isso, trata-se de uma prova muito exigente. Os trajetos podem ter um ponto de partida e outro de chegada, ou apenas uma grande volta que leve o competidor a um mesmo ponto.
- Downhill: conhecida como a versão mais arriscada de moutain bike, é uma modalidade que consiste na descida de um percurso em alta velocidade.
- Freeride: é uma variação do downhill, mas não conta apenas com descidas, tendo em seu percurso terrenos variados e obstáculos.
- BMX: o Bicycle Motocross se divide em racing e freestyle, sendo que o primeiro visa finalizar um percurso realizado em circuitos de terra com obstáculos, e o segundo visa a execução de manobras.
- 4X: com obstáculos derivados do BMX, quatro competidos descem simultaneamente por um terreno inclinado.
- Enduro de Regularidade: os competidores são pontuados pela regularidade, sendo somados ou diminuídos pontos de acordo com seu desempenho nas trilhas.
- Enduro (mountain biking): há trechos com subidas, mas predominam as descidas. A prova pode ser realizada em várias etapas ou dias, e os tempos são cronometrados.