Regras do Vôlei de Praia

Confira quais são as principais regras do Vôlei de Praia, como jogar, suas estratégias, tudo que você precisa saber sobre este esporte.

0

O Vôlei de Praia, conhecido também como voleibol de praia, é um esporte criado nos Estados Unidos em 1895. A modalidade surgiu como uma variação do vôlei, iniciada por atletas que decidiram praticar o esporte em praias da Califórnia.

Aos poucos, o vôlei de praia foi ganhando seu espaço, e em 1980, na Austrália, foi consolidado o primeiro circuito profissional do esporte. Já o primeiro Campeonato Mundial da modalidade foi realizado em Ipanema, no Rio de Janeiro, regulamentado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

As partidas são disputadas por duas equipes, formadas por duplas masculinas ou femininas. Assim como no vôlei de quadra, os campos são divididos ao meio por uma rede, e o instrumento utilizado é a bola. Contudo, o campo deve ser coberto por areia e estar situado em um local aberto.

Outros equipamentos que podem ser utilizados durante a partida para melhorar o desempenho dos jogadores e garantir sua integridade física são óculos de sol e bonés. É vedada a utilização de equipamentos que possam causar contusão ao atleta.

Diferenças entre Vôlei de Quadra e Vôlei de Praia

  • O campo: enquanto o vôlei de quadra é praticado em espaços fechados, as partidas de vôlei de praia ocorrem em um campo aberto e coberto de areia (praia).
  • Substituições: no vôlei de praia não são permitidas substituições, enquanto no vôlei de quadra é possível fazer até seis substituições por set.
  • Times: o time de vôlei de quadra é composto por seis titulares e seis reservas, já o de vôlei de praia possui apenas os dois titulares.
  • Bloqueio: no vôlei de praia, o bloqueio conta como um dos três toques, já no vôlei de quadra não.
  • Troca de quadra: no vôlei de praia, é preciso trocar de quadra com o adversário a cada sete pontos no primeiro e segundo sets, e a cada cinco pontos no terceiro set. No vôlei de quadra, os oponentes trocam de quadra a o final do set, ou no 8º ponto do set final.

Regras do vôlei de praia

  1. As partidas são compostas por dois sets de 21 pontos cada. Caso cada equipe vença um set, terá início o tie-break, um set decisivo com 15 pontos. Para ganhar o set, a equipe precisa abrir uma diferença mínima de 2 pontos do adversário.
  2. As redes medem 2,43 metros em jogos masculinos e 2,24 metros em jogos femininos. O campo deve ter dimensão de 16×8 metros.
  3. Assim como no vôlei de quadra, os jogadores devem sacar para iniciar o jogo e a cada vez que um ponto é feito. O saque deve ser realizado de qualquer ponto situado atrás da linha de fundo.
  4. São permitidos apenas três toques na bola, sejam eles passes, manchetes, levantamentos, ataques ou bloqueios. Um mesmo jogador não deve tocar na bola duas vezes seguidas.
  5. Os jogadores podem ocupar e trocar de posição a qualquer momento, não existindo erro de posicionamento.
  6. O atleta pode receber a bola com qualquer parte do corpo, mas não é permitido agarrar ou arremessar a mesma. As condições são vistas com menos rigidez do que no vôlei de quadra, sendo permitidas durante um breve momento.
  7. Vence o jogo a equipe que conquistar dois sets.
Você pode gostar também