Regras do Hipismo

Conheça as regras básicas e principais regras do Hipismo, como jogar, qual sua história, tudo que você precisa saber sobre o hipismo.

0
O que é Hipismo? O Hipismo é um conjunto de esportes relacionados à arte de montar a cavalo. Sua origem é milenar, já que a relação entre homem e cavalo remonta a centenas de anos antes de Cristo. Seu reconhecimento como modalidade oficial dos Jogos Olímpicos ocorreu em 1912, na edição de Estocolmo.

Atualmente, o esporte é disputado nas Olimpíadas dentro das seguintes categorias:  adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e saltos. Sendo assim, o objetivo do esporte é cumprir as atividades previstas em cada tipo de prova, seja no menor tempo possível ou com a perfeição exigida.

Em competições oficiais, o hipismo pode ser praticado por pessoas de ambos os sexos, separados pela idade: de 8 a 12 anos (mini-mirim), de 12 a 14 anos (mirim), de 14 a 18 anos (juniores) e acima de 18 anos (seniores).

Entre as entidades responsáveis pela promoção e fiscalização dos eventos e regras ligados à modalidade, destacam-se a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e a Federação Equestre Internacional (FEI).

Equipamentos

Na prática do hipismo, a utilização de alguns equipamentos é necessária tanto para a proteção do cavaleiro quanto do cavalo. São eles: capacete, sela, estribos, cabeçadas e embocaduras.

A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) também determina o uniforme a ser usado em competições oficiais, bem como suas cores. As botas podem ser pretas ou marrom, o culote branco ou bege, e a casaca vermelha, preta, azul-marinho ou cinza.

Provas de Hipismo nas Olimpíadas

  • Adestramento: consiste em executar movimentos (figuras) com a maior perfeição possível. Os movimentos de passo, trote e galope possuem diferentes dificuldades e são pré-definidos em uma sequência específica que deve ser memorizada antes da prova.
  • Salto: o cavalo e o cavaleiro devem enfrentar um percurso com 8 a 12 obstáculos com diferentes dificuldades, distribuídos por uma pista com extensão de 700 a 900 metros. Vence a prova quem fizer menos faltas e terminar mais rápido.
  • Concurso Completo de Equitação – CCE: também chamado de “triátlon” equestre, é dividido em três provas: adestramento, salto e cross-country. A soma da pontuação obtida nas três provas determina o vencedor.

Outras modalidades de hipismo

Fora do circuito dos Jogos Olímpicos, o esporte também é disputado nas seguintes modalidades: Enduro, Volteio, Atrelagem, Rédeas e Polo.

Você pode gostar também