Regras do Beisebol: Campo, posições e equipamentos

Confira quais são as regras do Beisebol, como funciona este jogo, quais são seus objetivos e pontuação. Tudo sobre as regras do Beisebol.

0
O que é Beisebol? O Beisebol ou baseball (em inglês) é uma modalidade esportiva muito popular na América do Norte, em especial nos Estados Unidos, e em alguns países da América Central. Sua origem data do século XIV, mas sua referência mais precisa vem do ano de 1744, no Reino Unido.

Em 1992, o esporte passou oficialmente a fazer parte dos Jogos Olímpicos, onde permaneceu até a edição de 2008. Seu retorno como modalidade olímpica está marcado para 2020, em Tóquio.

Campo e equipamentos do Beisebol

O campo de beisebol possui um formato parecido com um diamante, composto por três bases e o “home plate”. Ele é dividido em território válido, composto por campo interno e campo externo, e pelo território inválido. Sua área total equivale a quase dois campos de futebol.

Durante o jogo, além da bola e do bastão, o atleta utiliza o seguinte equipamento, que varia com sua posição: luva, capacete, uniforme, chuteira, máscara, capacete, protetor de peito, caneleira, saqueira, suporte para saqueira, entre outros.

Campo e Equipamentos do beisebol

Posições do Beisebol

  • Rebatedor: é o jogador que deve rebater a bola o mais longe possível.
  • Corredor: quando o rebatedor consegue rebater a bola, passa a ser corredor. É o atleta que corre pelo campo para atingir quantas bases forem possíveis.
  • Arremessador (Pitcher): é responsável por arremessar a bola com objetivo de que ela não seja rebatida pelo defensor. É a posição principal do time.
  • Receptor (Catcher): principal jogador da defesa, é responsável por pegar as bolas lançadas caso não sejam rebatidas pelo rebatedor.
  • Primeira-base (First baseman): posição defensiva mais voltada para o ataque, visa a cobertura das jogadas feitas na primeira base.
  • Segunda-base (Second baseman): ocupa a segunda base e possui importância na defesa.
  • Terceira-base (Third baseman): joga na terceira base e cobre as jogadas ali realizadas.
  • Interbases (Shortstop): fica posicionado entre segunda e a terceira base, devendo ser ágil.
  • Campista esquerdo (Left fielder): cobre a terceira base do campo externo.
  • Campista central (Center fielder): defende um espaço grande, compreendido entre o jogador da segunda base e o interbases.
  • Campista direito (Right fielder): cobre os jogados da primeira e segunda base.

Posições do beisebol

Regras do Beisebol

  1. O beisebol é um jogo sem tempo definido, com duração média de 2h30min a 3h30min. Nele, duas equipes formadas por nove atletas se revezam em turnos para atacar e defender.
  2. O jogo oficial é composto por nove entradas, formadas por um turno de ataque e um de defesa para cada time. A partida se inicia com nove jogadores de defesa e um de ataque.
  3. Durante o ataque, os jogadores entram no “home plate”, um por um, e tentam rebater a bola lançada pelo oponente. Se acertar a bola dentro do território válido, o atleta deve correr pelas três bases e retornar ao “home plate”. Ele deve parar de correr quando o batedor entregar a bola a algum dos atletas que guardam as bases.
  4. Não é necessário dar uma volta completa em uma só jogada. A volta pelas bases pode continuar quando seu colega de equipe rebater a bola. Uma volta completa soma um ponto.
  5. Quando três dos seus jogadores são eliminados, o time passa para a defesa.
  6. O rebatedor pode ser eliminado quando o defensor chega antes dele na base com a bola, quando o defensor pega a bola rebatida antes que ela caia, quando o defensor encosta a bola no corredor, ou após três strikes (quando o jogador não consegue rebater três bolas seguidas).
  7. Vence o time que completar mais corridas. Em caso de empate, serão disputadas novas entradas, até que o jogo seja desempatado.
Você pode gostar também