Regras do Polo Equestre: Equipamentos, estrutura e posições

Conheça mais sobre o Polo, também conhecido como Polo Equestre, quais são suas principais regras, equipamentos e estrutura para jogar o jogo.

0
O que é Polo Equestre? O Polo, também conhecido com polo equestre, é um esporte de origem imprecisa, atribuída à Ásia de séculos antes de Cristo. O formato como é conhecido atualmente começou a ser desenvolvido na Índia, se espalhando rapidamente pela Inglaterra. Os ingleses são os fundadores do Hurlingham Polo Association, entidade responsável pela criação e um regulamento para prática do polo.

No Brasil, a modalidade só chegou por volta dos anos 20, quando ingleses fundaram o Gávea Polo e Golf Clube no Rio de Janeiro. O polo ainda possui bastante popularidade no meio militar, e o Exército Brasileiro ainda organiza eventos do esporte em diversos estados do país.

A modalidade fez parte dos Jogos Olímpicos entre as edições de 1900 a 1936, quando foi removida. A entidade responsável pela regulamentação do esporte é a Federação Internacional de Polo (FIP).

Equipamentos do Polo

O taco usado no jogo é fabricado de cana da Índia ou fibra, divido em três partes: punho, cana e charuto. O punho é o local onde se segura, a cana é o cabo longo, e o charuto é sua base, usado para bater na bola.

Em uma competição oficial, também é essencial a utilização dos seguintes equipamentos de proteção: capacete, camisa do time, joelheiras, botas e esporas (sem pontas). O cavalo deve estar equipado com sela, estribo, cabeçadas, boleira, ascensor e lóro.

Estrutura e posições do jogo

O jogo é disputado por duas equipes com quatro integrantes cada, todos montados em cavalos. Munidos de um taco com o cabo longo, o objetivo é acertar uma bola de plástico e fazer com que ela passe pelos balaios, marcando gols.

O handicap é um critério de pontuação utilizado para avaliar os jogadores de polo, e vai de -2 a 10. Jogadores com pontuação acima de 2 são considerados profissionais, e jogadores pontuados com 10 são excepcionais. Os integrantes do time ocupam três posições, sendo elas numeradas da seguinte maneira:

  1. Atacante;
  2. Atacante;
  3. Meio campo;
  4. Defensor.

Regras do Polo Equestre

  • O campo deve ser coberto por grama e possuir dimensão de até 275 de comprimento por 180 metros de largura.
  • É permitido jogar com cavalos de qualquer altura, idade e nacionalidade. Devido ao tamanho do bastão, é indicado que o animal possua de 1,52 a 1,60 metros.
  • As partidas têm duração de no máximo oito tempos de sete minutos cada em torneios abertos, e de no máximo seis tempos para os demais. Os tempos são chamados de chukkers ou chukkas.
  • Os cavalos devem ser trocados após cada chukka, e podem ser utilizados apenas duas vezes em cada partida.
  • A baliza tem dimensão de 7,3 metros de largura, e a bola 8 centímetros de diâmetro. O jogador deve bater com o taco de 3 metros para fazer os gols. A cada gol, as equipes trocam de campo.
  • Vence o time que marcou mais gols ao final da partida.
Você pode gostar também