Regras do Curling: Estrutura, equipamentos e como funciona

Confira quais são as regras do Curling, como jogar e quais são os equipamentos necessários, tudo que você precisa saber sobre o Curling e suas Regras.

0
O que é Curling? O Curling é um esporte tradicional de inverno praticado desde o século XVI em Renfrewshire, na Escócia. O primeiro torneio mundial da modalidade foi realizado em 1959, tendo como vencedor o Canadá, país onde ainda é muito popular.

Sua entrada nos Jogos Olímpicos de Inverno ocorreu logo na primeira edição do evento, em 1924. Desde 2006, o esporte também foi incluído nos Jogos Paraolímpicos de Inverno, sendo praticado em cadeiras de rodas.

Estrutura e equipamentos do Curling

  • Pista: O curling é praticado em uma pista feita de gelo natural e completamente nivelada, podendo ser utilizada refrigeração artificial para manter uma temperatura máxima de até -5º. Ela deve possuir dimensão de 45 a 46 metros de comprimento por 5 metros de largura, composta por quatro círculos que formam um alvo, atravessado e delimitado por linhas (back line, hog line e tee line).
  • Times: dois times competem, sendo cada um deles formado por quatro integrantes (dois varredores, um lançador e um capitão).
  • Pedras: são circulares, feitas de granito, parecidas com discos e possuem uma alça. Seu peso que varia de 17 a 20 kg.
  • Vassoura: utilizadas para varrer o gelo da pista, servem para diminuir o atrito entre a pista e a pedra, além de controlar ou modificar sua trajetória.
  • Sapatos: os sapatos são a peça mais importante da vestimenta do jogador, já que o solado de um deles é feito de teflon e outro de borracha. Isso faz com que um deslize no gelo, enquanto o outro dá o impulso.
  • Lançamentos: são três tipos básicos, sendo eles draw (lançamento simples em direção ao tee), takeout (lançamento feito para tirar a pedra o opoente), e guard (lançamento feito para proteger outra pedra).

Equipamentos do Curling

Como funciona o jogo Curling

Cada time de curling arremessa oito pedras com o objetivo de deixá-las o mais próximo possível do centro do alvo. O lançador arremessa a pedra no lugar para onde o capitão aponta a vassoura, e os varredores fazem a varrição para diminuir o atrito ou mudar a direção da pedra.

Regras do Curling

  1. As equipes são compostas por quatro integrantes nas categorias feminino e masculino. Também existe uma categoria mista, onde a equipe é formada por dois jogadores de sexos opostos.
  2. Cada partida é subdividida em 10 ends. No end, cada jogador arremessa a pedra duas vezes, tentando deixá-la o mais próximo possível do centro do alvo (tee).
  3. Em cada end, ganha um ponto a equipe com a pedra mais próxima ao tee, sendo possível somar mais pontos se houverem mais pedras ali (2 pedras = 2 pontos, e assim sucessivamente). Ao final do jogo, vence a equipe que pontuar mais.
  4. Caso haja empate ao final do 10º end, terá início um end extra para definir o vencedor. Os jogadores que estiverem perdendo por uma grande diferença também podem solicitar o encerramento da partida após o 6º end.
Você pode gostar também